domingo, 16 de junho de 2013


SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - TEXTO "AVESTRUZ" DE MÁRIO PRATA (Grupo 2 -Maria Heloísa, Nilsa, Sílvia e Sinha)

Tempo Previsto: 8 a 10 aulas.

Público Alvo: 5ªsérie/6ºano, 6ªsérie/7ano e 7ªsérie/8ºano do Ensino Fundamental.

Conteúdos e temas: conhecer o gênero “crônica narrativa”, identificar os elementos narrativos (ênfase no foco narrativo); interpretar um texto pertencente ao gênero em estudo.

Competências e habilidades:  reconhecer características do gênero "crônica narrativa"; comparar narrativas em diferentes gêneros, ouvir outras crônicas narrativas e produzir crônica narrativa; desenvolver a competência leitora e escritora dos alunos.

Estratégias: estudo do gênero leitura e interpretação do texto “Avestruz”; discussão com os alunos fazendo as devidas intervenções;  durante a leitura, o professor fará intervenções apontando aspectos que julgar relevantes para o bom andamento da aula.

Recursos: cópia do texto; uso de data show para reprodução dos slides com o conteúdo das aulas e uso da sala de informática.

Avaliação: resolução das questões orais e escrita; debate em sala e produção de crônica; a leitura e análise da crônicas; contemplam as estratégias de leitura, segundo Roxane Rojo.

                        Sequência Didática de Atividades Planejadas- Texto "Avestruz" de Mário Prata

  1-Ativação de conhecimentos prévios

1.1. Você gosta de animais? Você tem algum?

1.2.Você já foi a algum zoológico? Tinha avestruzes?

1.3. Seria possível criar um avestruz como animal de estimação?

  2 - Localização de informações

2.1. Quais são as personagens do texto?

2.2. Qual o foco narrativo do texto?

2.3. Há marcas de passagens de tempo no texto? Quais?

2.4. Onde ocorreram os fatos narrados?

2.5. Complete sobre o avestruz de acordo com o texto lido:

a. Nome científico:

b. Peso:

c. Expectativa de vida:

  3 - Produção de inferências locais e globais

3.1. “Floripa” é a abreviação de que cidade? Em que estado fica?

3.2. Porque as espécies animais possuem nomes científicos?

  4 - Recuperação do contexto de produção

4.1. Assinale as alternativas que correspondem as características do gênero textual crônica:

(   )Narrativa de um fato atual, do cotidiano;

(   ) Apresenta moral da história;

(   ) Geralmente são publicadas em jornais;

(   ) Apresenta rimas.

  5 - Relações de intertextualidade e interdiscursividade

5.1. Apresentação aos alunos da crônica “Menino de cidade” de Paulo Mendes Campos. Discutir as semelhanças e diferenças entre os dois textos lidos.

5.2. A expressão “Fulano tem estômago de avestruz”, significa;

(   ) Pessoas que tem o estômago grande;

(   ) Pode comer de tudo que nada lhe faz mal;

(   ) Indivíduo enjoado que não gosta de comer quase nada.

 5.3. O velho ditado de que alguém “enterra a cabeça na areia como uma avestruz" , quer dizer o quê, na sua opinião?


 6- Apreciações relativas a valores éticos e ou políticos

6. 1. Você acha normais os pedidos de aniversário do garoto: um avestruz, gaivotas e urubus?

6.2. Você acha saudável que os pais atendam pedidos inusitados dos filhos? Por quê?

6.3. Você conhece alguém que tenha algum animal de estimação “estranho”? Qual é o animal?

Referências

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard et al. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (Francófona). In: ______. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2012. p. 35-60.
GUEDES, Paulo Coimbra; SOUZA, Jane Mari de. Leitura e escrita são tarefas da escola e não só do professor de português. In:Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 9. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011.
PIMENTEL, Carmem. Comunicação e educação em rede: blogs na escola. Salto para o Futuro – Cultura Digital e Escola. Ano XX, boletim 10, 2010.
PRATA, Mário. Avestruz. 5ª série/6º ano. vol. 2. Caderno do aluno (p. 9) e Caderno do professor (p. 18).
ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. In: Curso EaD/EFAP. Leitura e escrita em contexto digital– Programa Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade. 2012.
 









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