SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - TEXTO "AVESTRUZ" DE MÁRIO PRATA (Grupo 2 -Maria Heloísa, Nilsa, Sílvia e Sinha)
Tempo Previsto: 8 a 10 aulas.
Público Alvo: 5ªsérie/6ºano, 6ªsérie/7ano e 7ªsérie/8ºano do Ensino Fundamental.
Conteúdos e temas: conhecer o gênero
“crônica narrativa”, identificar os elementos narrativos (ênfase no foco
narrativo); interpretar um texto pertencente ao gênero em estudo.
Competências e habilidades: reconhecer características do gênero "crônica narrativa"; comparar narrativas em diferentes gêneros, ouvir outras crônicas narrativas e produzir crônica narrativa; desenvolver a competência leitora e escritora dos alunos.
Estratégias: estudo do gênero leitura e interpretação do texto “Avestruz”; discussão com os alunos fazendo as
devidas intervenções; durante a leitura, o professor fará intervenções apontando aspectos que julgar relevantes para o bom andamento da aula.
Recursos: cópia do texto; uso de data show para reprodução
dos slides com o conteúdo das aulas e uso da sala de informática.
Avaliação: resolução das questões orais e escrita; debate em sala e produção de crônica; a leitura e análise da crônicas; contemplam as estratégias de
leitura, segundo Roxane Rojo.
Sequência Didática de Atividades Planejadas- Texto "Avestruz" de Mário Prata
1-Ativação de conhecimentos prévios
1.1. Você gosta de animais? Você tem algum?
1.2.Você já foi a algum zoológico? Tinha avestruzes?
1.3. Seria possível criar um avestruz como animal de
estimação?
2 - Localização de
informações
2.1. Quais são as personagens do texto?
2.2. Qual o foco narrativo do texto?
2.3. Há marcas de passagens de tempo no texto? Quais?
2.4. Onde ocorreram os fatos narrados?
2.5. Complete sobre o avestruz de acordo com o texto lido:
a. Nome científico:
b. Peso:
c. Expectativa de vida:
3 - Produção de
inferências locais e globais
3.1. “Floripa” é a abreviação de que cidade? Em que estado
fica?
3.2. Porque as espécies animais possuem nomes científicos?
4 - Recuperação do
contexto de produção
4.1. Assinale as alternativas que correspondem as
características do gênero textual crônica:
( )Narrativa de um
fato atual, do cotidiano;
( ) Apresenta moral
da história;
( ) Geralmente são
publicadas em jornais;
( ) Apresenta rimas.
5 - Relações de
intertextualidade e interdiscursividade
5.1. Apresentação aos alunos da crônica “Menino de cidade”
de Paulo Mendes Campos. Discutir as semelhanças e diferenças entre os dois
textos lidos.
5.2. A expressão “Fulano tem estômago de avestruz”,
significa;
( ) Pessoas que tem
o estômago grande;
( ) Pode comer de
tudo que nada lhe faz mal;
( ) Indivíduo
enjoado que não gosta de comer quase nada.
6- Apreciações
relativas a valores éticos e ou políticos
6. 1. Você acha normais os pedidos de aniversário do garoto:
um avestruz, gaivotas e urubus?
6.2. Você acha saudável que os pais atendam pedidos
inusitados dos filhos? Por quê?
6.3. Você conhece alguém que tenha algum animal de estimação
“estranho”? Qual é o animal?
Referências
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard et al. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (Francófona). In: ______. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2012. p. 35-60.
GUEDES, Paulo Coimbra; SOUZA, Jane Mari de. Leitura e escrita são tarefas da escola e não só do professor de português. In:Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 9. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011.
PIMENTEL, Carmem. Comunicação e educação em rede: blogs na escola. Salto para o Futuro – Cultura Digital e Escola. Ano XX, boletim 10, 2010.
PRATA, Mário. Avestruz. 5ª série/6º ano. vol. 2. Caderno do aluno (p. 9) e Caderno do professor (p. 18).
ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. In: Curso EaD/EFAP. Leitura e escrita em contexto digital– Programa Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade. 2012.
Muito boa essa sequência didática.
ResponderExcluir