quarta-feira, 5 de junho de 2013

Sequências didáticas

O trabalho de Língua Portuguesa com os alunos deve ser motivador no que diz respeito ao aprendizado da estruturação textual e correção ortográfica, e para tal intento, cabe ao professor direcionar a maneira como a classe deve trabalhar a fim de atingir tal êxito. Ao fornecer meios que capacitem o aluno a versar tanto na forma oral quanto na forma escrita os seus textos e ideias, o professor estará estimulando os alunos no processo de ensino e aprendizagem.
            A proposta pedagógica para os alunos do oitavo ano do Estado de São Paulo contempla em si o trabalho com Gêneros Textuais do tipo “Anúncio Publicitário”. Este tipo de texto está elencado na esfera da Publicidade e Propaganda, devido às suas peculiaridades e particularidades, e é referenciado nesta Proposta que o presente trabalho vem discutir o Gênero Textual “Propaganda” através de uma Sequência Didática (SD), na qual os alunos elaborarão uma ideia inicial de acordo com seus conhecimentos sobre o tema, e no decorrer do trabalho desenvolverão e aperfeiçoarão sua ideia inicial até que ao final apresentem um produto aprimorado, que será a sua propaganda.
            Utilizando esta SD como referência, a proposta é trabalhar com os alunos a linguagem verbal e não verbal, além do trabalho com o vocabulário, que deverá ser amplificado, pois os alunos precisarão conhecer palavras sinônimas que possam utilizar de forma a escrever um texto de propaganda tanto menor quanto possível, porém com mensagem completa, além de ter domínio no trabalho com inserção de imagens no contexto a fim de que imagem e texto sejam capazes de transmitir uma mensagem de corpo completo (coesa e coerente).

Um comentário:

  1. Sou professora de Língua Portuguesa esperando aposentadoria. Estou atualmente na escola Uzenir Coelho Zeitune. Amo tudo que faço e faço tudo bem feito.

    ResponderExcluir