O trabalho de Língua
Portuguesa com os alunos deve ser motivador no
que diz respeito ao aprendizado da estruturação textual e correção ortográfica,
e para tal intento, cabe ao professor direcionar a maneira como a classe deve
trabalhar a fim de atingir tal êxito. Ao fornecer meios que capacitem o aluno a
versar tanto na forma oral quanto na forma escrita os seus textos e ideias, o
professor estará estimulando os alunos no processo de ensino e aprendizagem.
A proposta pedagógica para
os alunos do oitavo ano do Estado de São Paulo contempla em si o trabalho com
Gêneros Textuais do tipo “Anúncio Publicitário”. Este tipo de texto está
elencado na esfera da Publicidade e Propaganda, devido às suas peculiaridades e
particularidades, e é referenciado nesta Proposta que o presente trabalho vem
discutir o Gênero Textual “Propaganda” através de uma Sequência Didática (SD), na
qual os alunos elaborarão uma ideia inicial de acordo com seus conhecimentos
sobre o tema, e no decorrer do trabalho desenvolverão e aperfeiçoarão sua ideia
inicial até que ao final apresentem um produto aprimorado, que será a sua
propaganda.
Utilizando esta SD como
referência, a proposta é trabalhar com os alunos a linguagem verbal e não
verbal, além do trabalho com o vocabulário, que deverá ser amplificado, pois os
alunos precisarão conhecer palavras sinônimas que possam utilizar de forma a
escrever um texto de propaganda tanto menor quanto possível, porém com mensagem
completa, além de ter domínio no trabalho com inserção de imagens no contexto a
fim de que imagem e texto sejam capazes de transmitir uma mensagem de corpo
completo (coesa e coerente).
Sou professora de Língua Portuguesa esperando aposentadoria. Estou atualmente na escola Uzenir Coelho Zeitune. Amo tudo que faço e faço tudo bem feito.
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