domingo, 23 de junho de 2013


SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - CONTO "PAUSA" DE MOACYR SCLIAR 


Público-alvo: 8ªsérie/9º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio.
Tempo previsto: 06 a10 aulas.
Conteúdos: elementos da narrativa, gênero conto e leitura de narrativas.
Competências e habilidades: inferir elementos da narrativa, reconhecer elementos da narrativa, características do conto e desenvolver as competências leitora e escritora dos alunos.
Estratégias: análise e comparação do conto em diferentes mídias, fazendo intervenções por meio de estratégias de leitura. Estudo do gênero, leitura e interpretação do conto “Pausa”; discussão com os alunos fazendo as devidas intervenções; durante a leitura, o professor fará intervenções apontando aspectos que julgar relevantes para o bom andamento da aula.
Objetivo: que o aluno reconheça a tipologia narrativa, com ênfase em conto; explorar, desenvolver e ampliar capacidades de leitura.
Recursos: caderno do professor, livro didático, cópia do texto; uso de data show para reprodução dos slides com o conteúdo das aulas e uso da sala de informática.
Avaliação: resolução das questões orais e escrita; debate em sala e produção de conto; leitura e análise de contos contemplando as estratégias de leitura, segundo Roxane Rojo.

Sequência Didática de Atividades Planejadas - Texto "Pausa" de Moacyr Scliar

1) Ativação de conhecimentos prévios
a) O que significa “pausa”?
b) Em que momentos da sua vida você sente que necessita de uma pausa? A pausa é importante para quê? Após esses momentos como você se sente?
c) Que assunto pode ser explorado em um texto com esse título?
d) Você se sentiria atraído em ler um texto com esse título?
e) Você conhece o autor Moacyr Scliar e outras obras dele? ( levar alunos Acessa Escola para realizar pesquisa)
         Checagem das hipóteses:
·         primeira leitura feita pausadamente pelo professor;

·         leitura oral feita por algum aluno que se prontifique a ler e talvez outros que se interessem em ler;

·         levantamento de hipóteses.
 
2) Localização e informação
a)  Quais são as personagens principais do texto?
b) Em que espaços a narrativa se desenrola? Em qual Samuel passa mais tempo no domingo? Como se caracteriza esse lugar?
c) Quanto tempo transcorre entre o início e o final do conto? (aproximadamente). Explique com elementos do texto.
d) Qual o foco da narrativa? Comprove com uma passagem do texto.
e)  Em poucas linhas conte o enredo do texto:
f)  Personificação (ou prosopopeia) é a figura de estilo que consiste em atribuir a objetos inanimados ou seres irracionais sentimentos ou ações próprios dos seres humanos. Retire exemplos do texto.            
3) Produção de inferências locais e globais
a)  Você sabe o significado das palavras cais, guindaste e barcaça? Se não, pesquise seus significados em um dicionário. A qual local essas palavras nos remetem?
b)  Releia o 11º parágrafo e identifique a localidade por onde  a personagem está passando.
c)  Samuel parece um individuo aparentemente rejeitado, como isso pode ser comprovado pelo contexto?
d)  Mesmo Samuel tentando fugir do estresse do cotidiano ele não consegue mais ter calma em sua vida, está preso a determinados padrões presentes na vivência de seu dia-a-dia. Que objeto que ele leva consigo ao hotel evidencia isso?
e) O texto “Pausa” faz uma reflexão acerca da rapidez da vida moderna. Cite uma das características da vida moderna presente no texto.
f)  De acordo com o texto como seria física e psicologicamente a esposa de Samuel?
g)  Retire do texto uma marca de regionalismo.
4) Recuperação do contexto de produção
a) Identificar as características do gênero apresentando a finalidade e a meta.
5) Percepção das relações de intertextualidade/discursividade
Apresentar aos alunos outros textos que possam dialogar com a crônica “Pausa”:
a)Texto: Circuito Fechado de Ricardo Ramos
TEXTO: CIRCUITO FECHADO
Chinelo, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoadura, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapo. Quadros. Pasta, carro. Mesa e poltrona, cadeira, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, bloco de notas, espátula, pastas, caixas de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, telefone. Bandeja, xícara pequena. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vale, cheques, memorando, bilhetes, telefone, papéis. Relógio, mesa, cavalete, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, bloco de papel, caneta, projetor de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeira, copo, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, telefone, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesas, cadeiras, prato, talheres, copos, guardanapos. Xícaras. Poltrona, livro. Televisor, poltrona. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, chinelos. Vaso, descarga, pia, água, escova, creme dental, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.
 (Ricardo Ramos. Circuito fechado:contos, 1978)
a.1.Em que os contos “Circuito Fechado” e” Pausa” se assemelham?
b) Texto Fílmico “CLICK”
b.1. O que o filme tem em comum com o texto Pausa?
c.2. Como as personagens de ambos os textos fogem da realidade?
c.3. Em que momento no filme e no conto sugere uma mudança?
6) Percepção de outras linguagens; elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas; elaboração de apreciações relativas a valores éticos e /ou políticos
a)Você acha normal um jovem casal ter um relacionamento como Samuel e sua esposa? Você acha que Samuel ainda gostava dela?
b)Por que você acha que Samuel dizia ir trabalhar para sua esposa e ia passar a tarde de domingo em um hotel pequeno e sujo?
c)O que você achou do comportamento de Samuel? Já ouviu ou viu algo parecido? Em sua opinião a atitude de Samuel foi correta?

 Referências



DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard et al. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (Francófona). In: ______. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2012. p. 35-60.
GUEDES, Paulo Coimbra; SOUZA, Jane Mari de. Leitura e escrita são tarefas da escola e não só do professor de português. In:Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 9. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011.
PIMENTEL, Carmem. Comunicação e educação em rede: blogs na escola. Salto para o Futuro – Cultura Digital e Escola. Ano XX, boletim 10, 2010.
ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. In: Curso EaD/EFAP. Leitura e escrita em contexto digital– Programa Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade. 2012.
SCLIAR, Moacyr. Pausa. In: BOSI. Alfredo (Org.) Conto Brasileiro Contemporâneo. São Paulo: Cultrix, s/d. p. 275-277.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário