domingo, 9 de junho de 2013

     Experiências de Leitura e Escrita (Maria Heloísa)
    Fiquei apaixonada com os depoimentos de Contardo Calligaris quando disse que a literatura é um meio de aprender a sonhar a própria liberdade, e também do Antônio Cândido ao dizer que a literatura desenvolve em nós a quota de humanidade na medida que nos torna mais compreensivos e abertos para a natureza, a sociedade, o semelhante e, mais ainda, do Rubem Alves ao dizer"eu mesmo sou o que sou pelos escritores que devorei", também sou devoradora dos escritores, pois não consigo ficar sem ler algo durante o dia. Não passo um dia sem ler algo que me traga mais amor, compreensão, e sentido para minha vida.
    Nasci num lar de professores(pai e mãe) em meio a muitos livros e aprendi a ler com 6 anos com meus dois irmãos mais velhos. Logo ganhei a coleção "Mundo da Criança" li todos os volumes e sonhava a cada informação devorada. Quando entrei na escola fui a melhor declamadora de poesias nas comemorações cívicas e a melhor atriz nos teatros promovidos pela minha mãe (que via o talento nato da filha). Com isso ganhei fama e lia livros e mais livros que ganhava dos parentes por conta de gostar de livros.
    Já no Ensino Médio ganhei estímulo de minhas professoras de Língua Portuguesa D. Eliete Gallo e Dona Maria Helena Oliveira que pediam para prova a leitura dos Clássicos da Literatura e isso me deixava mais empolgada, pois li todos na adolescência. Foi maravilhoso. Hoje não fico sem ler um só dia. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário